Processamento mais rápido
Com um software de avaliação de risco de crédito como o PARC, o processo de atribuição de um crédito será mais eficiente, na medida em que os processos de análises serão mais rápidos.
O processo de avaliação de risco será analisado com um rigor acrescido, minimizando assim a conceção de crédito que possa significar uma elevada exposição ao risco à instituição financeira e a um possível cenário de incumprimento.
Através da automação da análise do risco de crédito com o PARC, é reduzido não só o risco de erro humano como também os custos associados.
A plataforma introduz um maior grau de confiança entre todos os intervenientes no processo de concessão de crédito ao proporcionar a avaliação de risco em situações em que o mesmo era incipiente ou inexistente.
Compatibilidade com sistemas atuais
Solução de software com rápida integração em sistemas atuais. A solução é disponibilizada sob a forma de API REST com mensagens em JSON. Os endpoints permitem as operações de criação de scores, individuais ou em batch. Toda a infraestrutura reside na AWS, seguindo os padrões da Well-Architected Framework o que resulta numa solução serverless, de alta disponibilidade performance e segurança.
O modelo de classificação PARC produz a probabilidade de um empréstimo entrar em incumprimento. Este Trata-se da deteção de uma classe minoritária. Estudos apontam que o custo de classificar erradamente um mau crédito como bom é cinco vezes superior ao custo de classificar um bom crédito como mau. A plataforma permite, no entanto, a variação de parâmetros (montante, prazo e taxa de esforço) para análise da possibilidade de baixar o risco para níveis aceitáveis, abrindo a possibilidade de negociação do empréstimo.